NEPOTISMO NO EXECUTIVO E LEGISLATIVO QUIJINGUENSE:


A vida familiar é, na maioria das vezes, a nossa sustentação. A família aconchega, acolhe, defende, oferece segurança, é nossa fortaleza. Mas, como tudo, a vida tem seu outro lado: não é – e nunca será permitido um gestor do executivo ou do legislativo nomear parente para cargo público.

Em Quijingue/Bahia, a Lei parece que não se aplica ou os gestores gostam de responder a inquérito civil instaurado pelo Ministério público do Estado, para apurar a violação vinculante nº 13 do Egrégio Superior Tribunal Federal.

Mais o que é NEPOTISMO? Significa nomear cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia e assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes da união, dos estados, do distrito federal e dos municípios.

Em uma rápida pesquisa no site do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia, detectamos algumas irregularidades em nomeações na Prefeitura de Quijingue, vamos lá:

No executivo na atual gestão do Sr. Nininho Gois, temos as seguintes pessoas assumido cargos em desconformidade com a Lei:

ARIADNA MARIA LIMA DE MATTOS (Esposa)
UILLER CAROLINNY FERREIRA GOIS (Sobrinha)

No executivo na atual gestão do vice-prefeito do Sr. Romero Rocha temos as seguintes pessoas assumindo cargos em desconformidade com a Lei:

DIANNE ANDRADE BARRETO ROCHA (Irmã)
MARCELA ROCHA ANDRADE (Sobrinha)
PEDRO AURELIO DE MATOS ROCHA (Tio)
TAINNE FERREIRA DE ABREU BARRETO (Prima de 1º grau)
ARACELY ROCHA REIS (Prima de 1º grau)

Não poderíamos esquecer-nos do ganancioso, né, colocou a filha Ana Carolina Ribeiro Campos para assumir a secretária de Saúde e indicar ele e familiares para assumirem cargos na saúde em desconformidade com a Lei:

JOAQUIM MANOEL DOS SANTOS (Pai)
LUANNA RIBEIRO CAMPOS DOS SANTOS (Irmã)
MATHEUS SOARES DOS SANTOS (Irmão)

Dr. Joaquim acabou de pedir exoneração de um dos cargos em Quijingue (será mais uma notificação do MP?), será que ele e sua prole têm informado os verdadeiros vínculos (nos municípios) no Sistema da Saúde? Vamos investigar e divulgar.

No Legislativo (câmara de vereadores) na atual gestão do presidente da câmara temos a seguinte pessoa lotada em desconformidade com a Lei: esta lotado o irmão do presidente da câmara como Controlador Interno:

AROLDO SANTANA AMORIM (Irmão)

Por determinação da justiça, devem ser anuladas as contratações temporárias, de pessoas ligadas ao prefeito, vice-prefeito, vereadores, secretários municipais e servidores municipais por casamento ou parentesco até o 3º grau, bem como se abstenham de realizar novos contratos com tais restrições.

Devem ser anuladas também as nomeações, dos servidores ocupantes de cargo comissionado ou função de confiança que sejam parentes até o terceiro grau, afim, consanguíneo ou civil, do vice-prefeito, secretários municipais, bem como se abstenham de realizar novas nomeações.

Os argumentos do prefeito, do vice-prefeito e do presidente da câmara que os cargos indicados por eles têm qualificação técnica para o cargo cai por terra, porque na maioria das vezes são e é desqualificados para tal cargo. Porque não conseguem comprovar tais competências no dia-a-dia.

O ministério Público do Estado está atento a essas irregularidades, onde já fez recomendações a quase 40 municípios da Bahia, para que os gestores demitam seus parentes, sob pena de ser instaurado um inquérito civil para apurar suas responsabilidades.

Os vereadores de oposição têm que fazer suas representações junto ao Ministério Público de Euclides da Cunha/Bahia, para que sejam tomadas as medidas judiciais cabíveis.





Comentários